Com colheita em 77%, produção de soja do Brasil cai para 165,9 mi de t

Venha melhorar a sua comercialização com Fernando Muraro e convidados do Brasil, Argentina, EUA e China.

A colheita da safra 2024/25 de soja chegou na quinta-feira (20) a 77% da área cultivada no Brasil, contra 70% uma semana antes e 69% no mesmo período da safra anterior, de acordo com levantamento da AgRural. Os 77% colhidos são o índice mais alto para esta época do ano desde a safra 2010/11, quando a AgRural deu início a seus levantamentos semanais por estado. O ritmo é puxado pelo tempo quente e seco que predomina em áreas de calendário mais tardio.

Quebra no Rio Grande do Sul

Esse tempo quente e seco, aliás, continuou fazendo estragos de meados de fevereiro para cá. Por isso, na semana passada a AgRural fez um novo corte em sua estimativa de produção de soja, que caiu de 168,2 milhões de toneladas para 165,9 milhões.

O corte desta revisão de março foi puxado pelo Rio Grande do Sul, único estado do Brasil que vai colher produção menor que na safra passada. Também houve ligeiras reduções no Paraná e em Mato Grosso do Sul (ajustes finos de perdas já estimadas em revisões anteriores), além de pequenos cortes na Bahia e no Piauí, que têm enfrentado tempo mais seco desde fevereiro.

Produtividades mais altas em outros estados, com destaque para Mato Grosso, porém, compensaram parcialmente as reduções ocorridas nos estados citados acima. Em sua estimativa mais alta para a safra 2024/25, feita em dezembro, a AgRural estimou a produção brasileira em 171,5 milhões de toneladas — 5,6 milhões acima da estimativa atual. 


Tempo quente e seco segue no radar da safrinha em parte do Centro-Sul
O plantio da safrinha 2025 de milho está encerrado no Centro-Sul do Brasil. As lavouras se desenvolvem bem em Mato Grosso, onde as chuvas têm acumulado bons volumes em praticamente todas as regiões produtoras. Nos demais estados, porém, a irregularidade das precipitações preocupa.

O destaque negativo fica a cargo do noroeste de Minas Gerais, onde a área inicialmente planejada não foi completamente semeada devido à estiagem, e de áreas já em pendoamento no oeste do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul, onde as chuvas têm sido manchadas.

O milho verão 2024/25 do Centro-Sul, por sua vez, estava 77% colhido até quinta-feira (20), ante 72% da semana precedente e 75% um ano atrás.

Produção de milho

A produção total de milho na safra 2024/25 do Brasil é estimada pela AgRural em 121,8 milhões de toneladas, com leve incremento sobre os 121,2 milhões de toneladas projetados em fevereiro devido a ajustes para cima na produtividade do milho verão e na área da safrinha. A produção da safrinha é estimada com base em linhas de tendência de produtividade ajustadas, como é tradicional nesta época do ano. Essas linhas serão substituídas por levantamentos de campo a partir de abril.

*Este é o release de imprensa divulgado toda segunda-feira pela AgRural. Para mais detalhes sobre plantio e colheita no Brasil, acesse os Boletins AgRural.

COMPARTILHAR:
Abrir bate-papo
Oi 👋 Conte conosco!