A área estimada para a safra de soja 2022/23 estava 46% plantada até quinta-feira (27) no Brasil, em comparação com 34% uma semana atrás, de acordo com levantamento da AgRural. O número representa avanço de 12 pontos porcentuais, mas indica atraso na comparação com os 52% do mesmo período do ano passado.

Conforme a AgRural, o tempo mais firme na semana passada favoreceu o avanço das plantadeiras, especialmente no Paraná e em Santa Catarina, muito embora a semeadura ainda esteja em ritmo mais lento do que o normal nos dois Estados, por causa do excesso de umidade. No Rio Grande do Sul, onde falta chuva, o começo do plantio está lento, com os produtores à espera de mais umidade.

No Centro-Oeste e no Sudeste do País, as chuvas de primavera ainda não se regularizaram em algumas áreas e casos de necessidade de replantio continuam surgindo em virtude de falhas de germinação por falta de umidade em parte das lavouras.

Milho – O plantio da primeira safra de milho 2022/23, de verão, alcançou na quinta-feira (27) 56% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, em comparação com 51% uma semana antes e 63% no mesmo período do ano passado. No Sudeste e em Goiás, a falta de chuvas regulares ainda dificulta o avanço das máquinas. No Sul, o alerta fica por conta da previsão de frio nos próximos dias em diversas áreas da região e para falta de chuva no Rio Grande do Sul.


COMPARTILHAR:
Abrir bate-papo
Oi 👋 Conte conosco!