BLOG | Parte do plantio de milho do PR e MS será feito fora da janela ideal, diz AgRural – Reuters News

Parte do plantio de milho do PR e MS será feito fora da janela ideal, diz AgRural – Reuters News

11 de novembro 2019 | ,

 

 

Um atraso inicial no plantio de soja no Paraná e Mato Grosso do Sul repercutirá no milho segunda safra nesses Estados, que acabará sendo plantado fora da janela climática ideal, avaliou nesta segunda-feira a consultoria AgRural.

O plantio fora da janela de clima ideal deixa o milho de inverno no Paraná e Mato Grosso do Sul mais sujeito a eventuais intempéries climáticas como seca e geadas.

Os trabalhos com a soja atrasaram este ano em alguns Estados brasileiros devido a chuvas mais escassas.

A AgRural disse que uma revisão na estimativa para a colheita de soja, de 121 milhões de toneladas, é esperada ainda para a primeira quinzena de novembro.

A consultoria não especificou, em relatório, eventual impacto do atraso na produção de soja e milho.

Segundo a AgRural, o plantio de soja no Brasil até a última quinta-feira havia atingido 58% da área total estimada, número que representou avanço de 12 pontos percentuais em uma semana.

Ainda que o ritmo de plantio tenha superado os 57% da média de cinco anos, ficou atrás do que já estava plantado no mesmo período do ano passado, disse a consultoria.

“Destaque positivo desta safra até aqui, Mato Grosso lidera, com 94% de sua área já semeada e lavouras se desenvolvendo em boas condições”, disse a AgRural.

“Com chuvas mais generosas e bem distribuídas na semana passada, o plantio do Paraná saltou de 60% para 80%, finalmente superando a média de cinco anos e o ano passado”, afirmou.

“Mas parte da segunda safra de milho acabará mesmo sendo plantada fora da janela ideal no Estado. O mesmo se espera no sul de Mato Grosso do Sul”, notou a consultoria.

A AgRural disse que houve “bom avanço no plantio de soja em Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, “mas os produtores desses Estados seguem enfrentando os efeitos da irregularidade das chuvas –problema também observado no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

No Matopiba, porém, “os trabalhos ainda estão no início e as dificuldades não preocupam tanto”.

Em contraste com o restante do país, o plantio no Rio Grande do Sul “avança a passos lentos devido ao excesso de umidade”.

No início de outubro, a AgRural estimou a área a ser plantada com soja na safra 2019/20 do Brasil em 36,4 milhões de hectares, com aumento anual de 1,3%.

 

Com informações da Reuters

Contato

R. Nilo Peçanha, 1384 | Bom Retiro | Curitiba - PR | CEP 80520-176

41 3338-7884
(Whatsapp) 41 99888-4695
(Skype) rejaneagrural
contato@agrural.com.br

Receba nossa Newsletter

Cadastre-se para receber novidades!