A colheita da safra 2017/18 de soja do Brasil atingiu nesta quinta-feira 77% da área brasileira, de acordo com levantamento da AgRural. O número, que é igual à média de cinco anos, representa avanço de seis pontos em uma semana e atraso de cinco pontos na comparação com os 82% de igual período do ano passado.

Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, a colheita já foi concluída, segundo a AgRural. Entre os Estados onde a colheita ainda está em andamento, os mais adiantados são Rondônia (99%), Goiás (96%) e Minas Gerais (94%). No Sul do País, a colheita chegou a 84% no Paraná, 40% em Santa Catarina e 25% no Rio Grande do Sul. “Por conta da chuva, nesta semana as colheitadeiras só entraram nos campos gaúchos a partir da terça-feira”, disse a consultoria. “Os produtores estão tirando a soja mesmo úmida, para tentar evitar problemas com grãos avariados.”

No Matopiba, a colheita chegou a 58% no Maranhão, 74% no Tocantins, 53% no Piauí e 50% na Bahia. “Com muita soja pronta no campo, os produtores aceleraram a colheita, sempre de olho nas previsões de mais chuva nos próximos dias”, disse a AgRural. Apesar da umidade, os relatos de problemas de qualidade são pontuais e, de um modo geral, as produtividades estão surpreendendo positivamente os produtores.

Com informações da AgEstado

COMPARTILHAR:
Abrir bate-papo
Oi 👋 Conte conosco!