A área estimada para a safra 2024/25 de soja estava 91% plantada no Brasil até quinta-feira (28), contra 86% uma semana antes e 85% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural.
Embora os 91% plantados no país sejam o percentual mais alto para esta época do ano desde 2018, o plantio perdeu um pouco do fôlego no Rio Grande do Sul devido à falta de chuva. Em pontos do leste de Mato Grosso e do Triângulo Mineiro, quem tornou os trabalhos mais lentos foi o excesso de umidade.
De um modo geral, porém, o plantio caminha sem maiores problemas nos estados que ainda têm máquinas em campo e as lavouras têm ótimo potencial produtivo na maior parte do país. As exceções seguem a cargo do oeste do Paraná e do sul de Mato Grosso do Sul, onde já há perda de potencial produtivo devido à irregularidade das chuvas e ao calor.
Com plantio de verão terminando no Centro-Sul, estiagem gaúcha entra no foco
A área estimada para a safra 2024/25 de milho verão (primeira safra) estava 94% plantada no Centro-Sul do Brasil até quinta-feira (28), contra 93% uma semana antes e 91% no mesmo período do ano passado, de acordo com dados da AgRural.
De um modo geral, as condições das lavouras são favoráveis. A exceção é o Rio Grande do Sul, onde até a semana passada os acumulados de chuva seguiam inconsistentes e prejudicando o desenvolvimento do milho em áreas já em polinização e enchimento de grãos.
*Este é o release de imprensa divulgado toda segunda-feira pela AgRural. Para mais detalhes sobre plantio e colheita no Brasil, acesse os Boletins AgRural.