Com 9,5 mi de t, importação chinesa de soja faz novo recorde para outubro

Dados divulgados nesta semana pela alfândega chinesa mostram que os portos da China receberam 9,5 milhões de toneladas de soja em outubro, primeiro mês da temporada comercial mundial 2025/26. O volume é inferior aos 12,9 milhões de toneladas de setembro, mas representa novo recorde para outubro, com aumento de 17% sobre os 8,1 milhões de toneladas do mesmo mês em 2024.

Brasil lidera
Dos 9,5 milhões de toneladas desembarcados na China em outubro de 2025, 7,1 milhões de toneladas tiveram origem no Brasil. A Argentina aparece em segundo lugar na lista, com 1,6 milhão de toneladas. Os EUA, que só agora estão começando a retomar os embarques para a China depois de interrompê-los em maio devido à guerra comercial, não aparecem entre as origens da soja desembarcada em outubro.

Janeiro a outubro
No acumulado do ano civil de 2025, a importação chinesa de soja chegou a 95,6 milhões de toneladas, contra 89,9 milhões no mesmo período de 2024. O Brasil lidera entre as origens, com 70,8 milhões de toneladas, seguido por EUA (16,8 milhões) e Argentina (4,5 milhões de toneladas).

CHINA | Importação de Soja em Jan-Out

GOVERNO DA CHINA/AGRURAL Em milhões de toneladas. Os números referem-se a desembarques nos portos chineses. Devido ao tempo de transporte entre as origens e o destino, esses números não batem com os dados de embarque nos países exportadores.

COMPARTILHAR: