Importação chinesa de soja bate recorde em 2025 com ajuda de Brasil e Argentina

Dados recém-divulgados pelo governo da China mostram que os portos do país receberam 111,8 milhões de toneladas de soja em 2025. O volume é novo recorde para o ano civil e supera em 7% os 104,6 milhões de toneladas de 2024. Devido ao tempo de transporte entre as origens até a China, parte dessa soja que desembarcou nos país asiático dentro de 2025 foi embarcada em 2024.

Brasil lidera…

A principal origem, claro, foi o Brasil, com 82,3 milhões de toneladas, ou 74% do total. Os EUA, por sua vez, desembarcaram 16,8 milhões de toneladas de soja na China em 2025. O volume caiu em relação aos 22,2 milhões de toneladas do ano anterior, mas não foi de todo ruim, considerando que americanos e chineses travaram uma guerra comercial ao longo de quase todo o ano. O volume relativamente alto se explica pelo fato de boa parte dele ter sido embarcada nos portos americanos ainda em 2024, com chegada na China nos primeiros meses do ano seguinte.

…mas Argentina é destaque

Apesar de o volume não ser tão expressivo como o do Brasil e o dos EUA, o destaque do ano acabou sendo a Argentina. No acumulado de 2025, os portos chineses receberam 7,9 milhões de toneladas de soja do país sul-americano, bem acima dos 4,1 milhões do ano anterior. O principal motivo foi o período de imposto de exportação zerado na Argentina, que estimulou as vendas num momento em que os compradores chineses precisavam complementar a soja originada no Brasil.

 

Conheça os boletins da AgRural e tenha acesso às principais análises dos mercados de soja, milho e algodão.

 

CHINA | Importação de Soja por Origem e Ano Civil

GOVERNO DA CHINA/AGRURAL  Em milhões de toneladas.

COMPARTILHAR: