Com as máquinas em campo já em praticamente todos os estados produtores, a colheita da safra 2025/26 de soja chegou na quinta-feira (29) a 10% da área cultivada no Brasil, contra 5% uma semana antes e 9% há um ano, de acordo com levantamento da AgRural.
Sem grandes percalços na colheita até aqui, o que acabou entrando no foco foi a combinação de tempo quente e seco em áreas do Sul do país e de Mato Grosso do Sul. A maior preocupação é no Rio Grande do Sul, que tem cerca de 15% das lavouras em enchimento de grãos e onde as condições climáticas ao longo de fevereiro são decisivas para a definição da produtividade. Mas perdas também podem ocorrer em áreas mais tardias do Paraná, Santa Catarina e sul de Mato Grosso do Sul.
*
Plantio da safrinha 2026 de milho avança para 13% da área no Centro-Sul do país
O plantio da safrinha 2026 de milho alcançou na quinta-feira (29) 12% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 5% uma semana antes e 9% no mesmo período da safrinha 2025, de acordo com dados levantados pela AgRural. Mato Grosso continua na liderança, seguido de longe pelo Paraná, mas também já há semeadura pontual em São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
O milho verão 2025/26, por fim, estava 10% colhido no Centro-Sul do Brasil até quinta-feira (29), contra 5% na semana anterior e 14% um ano atrás. Embora ainda haja atraso, o ritmo foi favorecido pelo tempo mais seco dos últimos dias.
*Este é o release de imprensa divulgado toda segunda-feira pela AgRural. Para mais detalhes sobre plantio e colheita no Brasil, acesse os Boletins AgRural.