Plantio de soja do Brasil vai a 26% com melhora em MT e freio por chuva no Sul

O plantio da safra 2026/27 de soja chegou na quinta-feira (15) a 26% da área estimada para o Brasil, contra 15% uma semana antes e 24% um ano atrás, de acordo com levantamento da AgRural.

Chuvas um pouco mais generosas (ainda que não exatamente regulares) deram impulso a estados que ainda dependiam da melhora da umidade, com destaque para Mato Grosso, que agora puxa o ritmo entre os estados, e Goiás. No Paraná, por outro lado, os trabalhos praticamente travaram devido ao excesso de chuva.

Milho verão está 48% plantado no Centro-Sul; chuva segue pressionando no Sul
A área estimada para o milho verão 2026/27 estava 48% semeada até quinta-feira (15) no Centro-Sul do Brasil, contra 44% uma semana antes e 51% um ano atrás, segundo dados levantados pela AgRural. 

No Sul, a reta final da semeadura avança com lentidão devido ao excesso de chuva, que também dificulta os tratos culturais e danifica parte das lavouras.

*Este é o release de imprensa divulgado toda segunda-feira pela AgRural. Para mais detalhes sobre plantio e colheita no Brasil, acesse os Boletins AgRural.

COMPARTILHAR: