Lavouras de soja nos Estados do Sul têm demandado maiores preocupações climáticas do mercado brasileiro, com o Rio Grande do Sul registrando atraso no plantio devido à seca, enquanto o oeste do Paraná carece de chuvas para importante fase das plantações, afirmou a consultoria AgRural em nota nesta segunda-feira.

Paraná e Rio Grande do Sul estão entre os três maiores produtores de soja do Brasil, juntamente com o Mato Grosso.

“Nos dois Estados do Sul, há atraso do plantio em relação à média de cinco anos devido à estiagem. Também existem casos pontuais de replantio em regiões gaúchas onde a falta de umidade em lavouras semeadas no fim de novembro prejudicou a germinação”, disse a consultoria.

No Paraná, a semeadura já se encerrou, mas existe maior preocupação com os efeitos do tempo quente e seco sobre as lavouras do oeste do Estado, “que já atravessam fases reprodutivas e precisam de chuva imediatamente”.

As chuvas voltam ao Paraná esta semana, mas muitas áreas, como o oeste do Estado, ainda terão precipitações abaixo da média para o período, segundo dados meteorológicos do terminal Eikon.

Grande parte do Rio Grande do Sul também terá chuvas fracas.

A AgRural disse que divulgará nova estimativa de produção de milho verão e soja na safra 2021/22 para clientes ainda nesta semana.

“No caso do milho verão, os problemas são isolados no Paraná e em Santa Catarina, mas têm se agravado no Rio Grande do Sul, onde a falta de chuva já causou perdas irreversíveis de produtividade ao cereal.”

No início de novembro, as estimativas foram de 27,8 milhões de toneladas (incluindo a safra de milho do Nordeste) e 145,4 milhões de toneladas de soja para o Brasil.

Em outros Estados, a consultoria afirmou que a safra de soja do Brasil “caminha bem”.

O plantio da safra 2021/22 de soja chegou na quinta-feira (9) a 96% da área estimada para o Brasil, contra 94% uma semana antes e 95% no mesmo período do ano passado, de acordo com dados da AgRural.

Neste último levantamento, apenas Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Maranhão, Tocantins, Piauí e Pará seguiam semeando.

 

Com informações da Reuters

COMPARTILHAR:
Abrir bate-papo
Oi 👋 Conte conosco!