A colheita da segunda safra de milho no Centro-Sul do Brasil avançou 12 pontos porcentuais ante a semana anterior e atingiu 44% na quinta-feira (4), afirmou na manhã desta segunda-feira a consultoria AgRural. Em igual período do ano passado, a média era de 16%.
De acordo com a consultoria, Mato Grosso é o Estado da região em que a colheita está mais avançada, com 60%. No entanto, a consultoria ponderou que a colheita pode ficar mais lenta nos próximos dias em virtude da queda das temperaturas em todo o Centro-sul, que tende a dificultar a perda de umidade dos grãos.
Segundo a consultoria, produtores não relatam problemas de qualidade em nenhum Estado da região. “Mesmo a frente fria do fim de semana, que causou geadas no Paraná, não resultou em perdas, uma vez que praticamente toda a área ainda por colher já atingiu a maturação fisiológica”, ressalta a AgRural.
A estimativa da consultoria para a produção de milho na segunda safra, ou safrinha, deste ano é de 75,7 milhões de toneladas, número divulgado no início de junho. A projeção será revisada na primeira quinzena deste mês.
Com informações da AgEstado