A melhora de ritmo em Mato Grosso, aliada ao progresso acelerado do Paraná, deu impulso ao avanço da colheita da safra 2024/25 de soja no Brasil. Dados levantados pela AgRural mostram que 9% da área cultivada no país estava colhida até quinta-feira (30), contra 4% uma semana antes e 16% um ano atrás.
A trégua nas chuvas constantes que vinham atingindo Mato Grosso até meados de janeiro favoreceu a colheita na semana passada. Mas quem continuou na liderança entre os estados foi o Paraná. Neste estado e no sul de Mato Grosso do Sul, algumas chuvas muito bem-vindas também atingiram áreas em enchimento de grãos que estavam precisando de umidade.
Outro estado que foi beneficiado por precipitações na semana passada foi o Rio Grande do Sul. Neste caso, porém, a safra ainda está em aberto devido ao calendário mais tardio. Por isso, precisa chover mais ao longo de fevereiro para que a safra gaúcha não tenha perdas de produtividade mais severas.
Com MT ainda atrasado, plantio da safrinha 2025 vai a 9% no Centro-Sul
A área estimada para a safrinha de milho 2025 do Centro-Sul do Brasil estava 9% semeada até quinta-feira (30), ante 2,2% na semana precedente e 27% um ano atrás, de acordo com levantamento da AgRural. A pausa nas chuvas permitiu um bom avanço em Mato Grosso, mas o estado ainda tem atraso e quem puxa o ritmo segue sendo o Paraná.
Milho verão está 14% colhido no Centro-Sul do Brasil
A colheita do milho verão 2024/25 chegou na quinta-feira (30) a 14% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, contra 9% na semana anterior e 17% um ano atrás, de acordo com dados da AgRural. Com o Rio Grande do Sul na dianteira, os trabalhos seguem concentrados no Sul do país.
*Este é o release de imprensa divulgado toda segunda-feira pela AgRural. Para mais detalhes sobre plantio e colheita no Brasil, acesse os Boletins AgRural.