A colheita da safra brasileira de soja 2023/24 alcançou 16% da área estimada para o Brasil, na quinta-feira (1º), em comparação com 11% uma semana antes e 9% um ano atrás, de acordo com levantamento semanal da AgRural. Segundo a consultoria, o índice segue puxado por Mato Grosso e pelo Paraná, e é o segundo maior já registrado nesta época do ano, ficando atrás somente dos 19% da safra 2018/19.

“A combinação de tempo quente e pouca chuva em áreas mais tardias, especialmente na Região Sul do País, acendeu o alerta para os produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná e de Mato Grosso do Sul”, disse a consultoria. Caso tais condições persistam ao longo de fevereiro, há possibilidade de perda de produtividade, previu o relatório.

A colheita do milho verão 2023/24 atingiu na quinta passada 17% da área cultivada no Centro-Sul, ante 12% na semana precedente e 10% em igual período do ano passado.

O plantio da safra de inverno de milho de 2024, a safrinha, alcançou 27% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, até quinta passada, contra 11% na semana anterior e no período equivalente de 2023. Puxado por Mato Grosso, Paraná e São Paulo, o ritmo é o mais acelerado da série histórica da AgRural, iniciada em 2013.


COMPARTILHAR:
Abrir bate-papo
Oi 👋 Conte conosco!