A colheita de soja 2023/24 atingia na quinta-feira (8) 23% da área plantada no Brasil, segundo a AgRural informou na segunda-feira (12). Trata-se de um avanço de 7 pontos porcentuais ante a semana anterior, quando 16% da área havia sido colhida, e supera os 17% de igual período do ano passado. A AgRural diz que o índice é o segundo maior da série histórica para esta época do ano, atrás apenas dos 26% da safra 2018/19.

Em Mato Grosso, de acordo com a consultoria, mais da metade da área foi colhida. Em relação a Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), há boa expectativa quanto a produtividade, destacou. Já o Sul do Brasil merece atenção: “Além das perdas consolidadas no Paraná, devido ao tempo mais quente e seco registrado de janeiro para cá, o alerta continua ligado no Rio Grande do Sul”, disse no boletim. Produtores gaúchos esperam por mais chuvas e menos calor para manter a esperança de safra cheia, afirma.

Em relação ao plantio de milho segunda safra, a AgRrual diz que 38% da área prevista foi semeada no Centro-Sul do Brasil até quinta-feira passada. Nesta época do ano passado, a semeadura alcançava 25% da área. A consultoria destaca o ritmo e as boas condições climáticas do plantio em Mato Grosso.

Quanto à colheita de milho primeira safra (verão), a AgRural estimou que os trabalhos alcançavam 25% da área, ante 14% em igual período do ano passado.


COMPARTILHAR:
Abrir bate-papo
Oi 👋 Conte conosco!