A colheita da safra 2023/24 de soja atingiu 40% da área cultivada no Brasil na quinta-feira (22), em comparação com 32% uma semana antes e 33% um ano atrás, de acordo com levantamento da AgRural. Conforme comunicado da empresa, o avanço dos trabalhos perdeu fôlego durante a semana por causa da finalização da colheita em algumas regiões, como o oeste do Paraná e o norte e o oeste de Mato Grosso.

“As chuvas constantes registradas em diversos pontos do País também limitaram o ritmo das colheitadeiras. Além disso, a umidade extra reforçou as queixas de qualidade dos grãos em algumas regiões”, comentou.

A AgRural também concluiu na semana passada uma nova revisão de sua estimativa de safra. A produção é projetada agora em 147,7 milhões de toneladas, com queda de 2,4 milhões em comparação com 150,1 milhões de t da estimativa divulgada em meados de janeiro.

Conforme a AgRural, os cortes ocorreram especialmente por causa de perdas de produtividade no Paraná e em Mato Grosso do Sul, que foram prejudicados pelo calor e pelas chuvas irregulares em janeiro e parte de fevereiro.

 

Milho

Levantamento da AgRural mostra que a semeadura do milho safrinha 2024 alcançou 73% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, até quinta passada, em comparação com 59% na semana anterior e 56% um ano atrás. Até o momento, as condições são predominantemente favoráveis ao desenvolvimento do cereal.

O milho verão 2023/24 do Centro-Sul, por sua vez, estava 42% colhido na mesma data, em comparação com 34% na semana anterior e 27% no mesmo período do ano passado.


COMPARTILHAR:
Abrir bate-papo
Oi 👋 Conte conosco!