O plantio da safra 2022/23 de soja atingiu 80% da área estimada para o Brasil na quinta-feira (17), em comparação com 69% uma semana antes e 86% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural, divulgado hoje. Os trabalhos agora se concentram nos Estados de calendário mais tardio do Sul e do Norte/Nordeste. No entanto, no Centro-Oeste, onde a semeadura está perto do fim, a irregularidade das chuvas preocupa os produtores, mesmo após a melhora das precipitações registrada na semana passada.

Segundo a AgRural, embora as chuvas tenham sido muito bem-vindas, os volumes e a distribuição não foram suficientes para levar alívio a todas as áreas secas, e ainda há bolsões de baixa umidade em pontos do oeste e do médio-norte de Mato Grosso, Rondônia, Minas Gerais e sudoeste de Goiás. “Nada que ameace o potencial produtivo das lavouras até o momento, mas é importante que as chuvas se tornem mais regulares nessas regiões nas próximas semanas”, destaca a AgRural.

 

Milho – A semeadura do milho verão 2022/23 atingiu 82% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, na quinta, em comparação com 70% uma semana antes e 91% no mesmo período do ano passado, disse a AgRural. Nos três Estados do Sul, onde o plantio está finalizado ou muito próximo de terminar, as lavouras se desenvolvem bem, apesar do atraso no ciclo registrado em algumas áreas por causa do tempo fechado e frio que predominou em outubro.

Em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, que têm calendário mais tardio e onde agora se concentra a semeadura do cereal, as condições são boas em São Paulo. No entanto, há pontos de atenção em virtude da falta de umidade em áreas de Minas Gerais e do sudoeste de Goiás, comentou a AgRural.


COMPARTILHAR:
Abrir bate-papo
Oi 👋 Conte conosco!