Colheita da safrinha de milho chega a 18% com geada e chuva no Centro-Sul


A colheita da safrinha 2025 de milho teve outra semana com percalços no Centro-Sul do Brasil, com geada e chuva dificultando o avanço das máquinas e gerando dúvidas sobre a produtividade das lavouras e a qualidade dos grãos em algumas áreas da região.

Levantamento da AgRural mostra que 18% da área cultivada com o cereal estava colhida no Centro-Sul até quinta-feira (26), contra 13% uma semana antes e 49% um ano atrás. Apesar de atrasado, Mato Grosso lidera o ritmo entre os estados, seguido de longe pelo Paraná.

O norte do Paraná, aliás, foi a região mais prejudicada pelas geadas da semana passada. Também houve perdas, mas em menor escala, no sul de Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná e sul de São Paulo. Os prejuízos estão sendo levantados pelos produtores, mas o processo é prejudicado pelas chuvas que chegaram após a onda de frio. 

Produção
No último dia 18, antes das geadas, a AgRural elevou sua estimativa de produção de milho na safrinha 2025 do Brasil para recordes 103,4 milhões de toneladas, contra 101,5 milhões na estimativa de maio e 90,1 milhões de toneladas na safrinha 2024.

Com o ajuste, a produção total de milho na temporada 2024/25 (primeira, segunda e terceira safras somadas) subiu para 130,6 milhões de toneladas. Uma nova revisão será divulgada para clientes em meados de julho. 

*Este é o release de imprensa divulgado toda segunda-feira pela AgRural. Para mais detalhes sobre plantio e colheita no Brasil, acesse os Boletins AgRural.

COMPARTILHAR: