O plantio da safra brasileira de soja 2024/25 alcançou 18% da área estimada para o Brasil, na quinta-feira passada (17), com bom avanço sobre os 8% de uma semana antes, graças à melhora das chuvas em diversos Estados do País. Mesmo assim, ainda há atraso em relação aos 30% do ano passado, segundo levantamento da AgRural, divulgado hoje.
“Tanto o Brasil como Mato Grosso ainda têm o menor índice de plantio para esta época do ano desde a safra 2020/21. Paraná e Mato Grosso do Sul, em contrapartida, têm o ritmo mais acelerado desde 2017/18 e 2018/19, respectivamente”, de acordo com dados da AgRural.
Com a melhora gradativa das chuvas no Centro-Oeste, Sudeste e Norte/Nordeste, a expectativa é de que o plantio ganhe ritmo nesta segunda quinzena de outubro. No Sul, conforme a AgRural, onde as chuvas têm limitado o avanço das máquinas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a janela de plantio é mais longa e o ritmo ainda lento não chega a ser uma grande preocupação.
Milho
O plantio do milho verão 2024/25 atingiu 48% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, na quinta passada, em comparação com 41% uma semana antes e 46% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural.
“Os trabalhos estão quase finalizados no Sul, onde as lavouras se desenvolvem bem, favorecidas pelas chuvas das últimas semanas. Nos demais Estados, os produtores priorizam a semeadura da soja ou aguardam melhores acumulados para avançar com os trabalhos”, explicou a AgRural.