A tensão comercial entre EUA e China ganhou novos capítulos e reforçou o quadro de demanda fraca pela soja americana. Com isso, os contratos do grão com entrega para novembro fecharam em queda de 1,52% na bolsa de Chicago, cotados a US$ 10,0675 por bushel nesta sexta-feira (10/10).
Se no início da semana havia otimismo de uma aproximação entre os presidentes de EUA e China, o sentimento é totalmente oposto nesta sexta. Segundo informações da agência Bloomberg, os chineses anunciaram novas taxas para embarcações de bandeira americana que ingressarem no país asiático.
A China, por sua vez, reforçou que vai dificultar as exportações de terras raras, alvo do setor de tecnologia nos EUA. Esse cenário de tensão pode desmanchar o encontro entre o presidente americano Donald Trump, e seu homólogo, Xi Jinping, durante a Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec). O evento está programado para o fim deste mês, e Trump já havia afirmado que pretendia discutir o comércio de soja com o gigante asiático.
“O acirramento dos ânimos nas negociações comerciais entre EUA e China afeta especialmente a soja, já que este produto é central nas discussões para um eventual acordo”, diz Daniele Siqueira, analista da Agrural.
Clique aqui para continuar lendo:
