BLOG | Colheita de soja chega a 58% da área, avanço de 10 p.p. na semana

Colheita de soja chega a 58% da área, avanço de 10 p.p. na semana

16 de março 2018 |

A colheita de soja da safra 2017/18 no Brasil alcançou 58% da área cultivada na última quinta-feira (15), avanço de 10 pontos porcentuais na semana e de três pontos ante a média dos últimos cinco anos. Os dados foram divulgados há pouco pela consultoria AgRural. Ainda há atraso na comparação com igual período da temporada passada, quando 62% das lavouras tinham sido colhidas.

Os trabalhos continuam mais adiantados em Mato Grosso, onde a colheita foi realizada em 91% da área semeada; em seguida aparece Mato Grosso do Sul, onde houve salto de 69% das lavouras na semana passada para 86% nesta; em Goiás, a soja já foi retirada de 81% da área, avanço de seis pontos porcentuais em sete dias. “No Paraná, os trabalhos ganharam fôlego no norte, levando a área colhida do Estado a 69% do total e praticamente eliminando o atraso em relação ao ano passado”, disse a AgRural em boletim.

A colheita avançou pouco mais de 1 ponto porcentual no Rio Grande do Sul mas ainda atinge somente 2% da área cultivada no Estado. Em Santa Catarina, alcança 18% (+ 4 pontos porcentuais); São Paulo, 72% (+ 15 pontos); Minas Gerais, 56% (+ 18 pontos); Bahia, 15% (+ 7 pontos); Tocantins, 25% (+ 16 pontos); Maranhão, Piauí e Pará, 20% (+ 10, 14 e 4 pontos, respectivamente); e Rondônia, 90% (+15 pontos).

A consultoria chamou a atenção para o fato de que apesar de produtores do Matopiba estarem colhendo no intervalo das chuvas, cujos volumes têm ficado acima da média na região, não há relatos de perda de qualidade. São esperados novas precipitações na segunda quinzena deste mês. “No outro extremo do Brasil, as chuvas da semana chegaram na hora certa para áreas mais tardias do Rio Grande do Sul, que ainda precisam de umidade para o enchimento de grãos. No noroeste gaúcho, a colheita ainda é pontual, mas deve andar mais rápido a partir da semana que vem.”

Com relação ao milho de segunda safra, o plantio avançou para 92% da área prevista para o Centro-Sul do País, 11 pontos porcentuais à frente do reportado na semana passada, 2 pontos acima da média dos últimos cinco anos, mas 4 pontos atrás do verificado um ano atrás. Mato Grosso e São Paulo encerraram os trabalhos. “Em Mato Grosso, as chuvas registradas nesta semana aliviaram a preocupação com a falta de umidade em algumas áreas. Para a semana que vem, há mais precipitações nos radares, o que é especialmente favorável às lavouras que começam a entrar em fase reprodutiva no Estado”, comentou a AgRural no boletim.

No Paraná, o plantio chegou a 94% da área (+20 pontos porcentuais); em Minas Gerais, 95% (+ 12 pontos); em Mato Grosso do Sul, 76% (+21 pontos); e em Goiás, 85% (+9 pontos).

Quanto à safra de verão de milho, a colheita foi realizada em 34% da área plantada no Centro-Sul do Brasil até o dia 15 de março, avanço de seis pontos porcentuais na semana. Persiste o atraso em relação a igual período de 2017, quando 47% da área semeada tinha sido colhida, e à média dos últimos cinco anos, de 45%. No Paraná, o cereal só foi retirado de 33% das terras até agora, em virtude do plantio tardio e do foco dos produtores na colheita de soja. Em Goiás também se verifica atraso, por causa da semeadura tardia, e a colheita chega somente 6% das lavouras cultivadas.

 

Com informações da AgEstado

Contato

Av. Cândido de Abreu, 776, Sala 1601 | Centro Cívico | Curitiba - PR | CEP 80530-000

+ 55 41 3338 7884
(Whatsapp) 41 99888-4695
(Skype) rejaneagrural
contato@agrural.com.br

Receba nossa Newsletter

Cadastre-se para receber novidades!