A colheita da safra de soja 2018/19 no Brasil avançou para 88 por cento da área plantada até o último dia 11, informou nesta segunda-feira a AgRural, apontando alta de quatro pontos percentuais em uma semana, com os trabalhos se desenvolvendo basicamente nas regiões de calendário mais tardio.
As atividades de campo estão à frente dos 85 por cento observados tanto há um ano quanto na média dos últimos cinco ciclos.
Maior exportador mundial de soja, o Brasil deve colher neste ano 114,6 milhões de toneladas da commodity, queda ante o recorde de quase 120 milhões em 2017/18, após a estiagem entre dezembro e janeiro que castigou lavouras em várias partes do país, segundo a consultoria.
“Os trabalhos (de colheita) seguem concentrados nas áreas de calendário mais tardio do Sul e do Norte/Nordeste. Apesar das chuvas esparsas registradas no fim de semana anterior em alguns pontos do Rio Grande do Sul, a colheita gaúcha segue avançando rapidamente e com boas produtividades”, afirmou a AgRural em boletim semanal.
“No Matopiba, as precipitações frequentes têm tornado a colheita um pouco mais lenta e causado problemas pontuais de qualidade –nada que comprometa, porém, a safra da região”, acrescentou, referindo-se à fronteira agrícola composta por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Com informações da Reuters