A colheita da safrinha de milho 2025 chegou na quinta-feira (03) a 28% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, contra 18% uma semana antes e 63% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural.
Embora o avanço dos trabalhos ainda esteja aquém do esperado em todos os estados da região, a redução das chuvas observada na semana passada ajudou a colheita a ganhar um pouco mais de ritmo.
Em Mato Grosso, estado que lidera os trabalhos, as noites frias e a formação de orvalho ainda limitaram o ritmo da colheita, mas as produtividades reportadas continuaram excelentes.
Nos demais estados, a alta umidade dos grãos também fez as colheitadeiras avançarem em marcha lenta. A boa notícia é que produtores de áreas atingidas por geadas no Paraná e em Mato Grosso do Sul relatam que as perdas causadas pelo fenômeno foram menores do que se estimava inicialmente.
*Este é o release de imprensa divulgado toda segunda-feira pela AgRural. Para mais detalhes sobre plantio e colheita no Brasil, acesse os Boletins AgRural.