O plantio da safra 2017/18 de soja do Brasil atingiu 92% da área prevista no Brasil até quinta-feira (30), apontou a consultoria AgRural nesta sexta-feira. O número representa avanço de oito pontos porcentuais em uma semana e supera os 90% de um ano atrás e os 87% da média de cinco anos. “No início do mês, o plantio estava atrasado em diversos Estados devido à irregularidade das chuvas em outubro. Mas as precipitações se normalizaram ao longo de novembro, permitindo um rápido avanço das máquinas”, disse a consultoria. A AgRural apontou, entretanto, que a janela de plantio do milho safrinha ficará mais apertada no início de 2018, especialmente no Centro-Oeste, com consequente impacto sobre o tamanho da área plantada.

A AgRural destacou que as lavouras de soja se desenvolvem bem em todo o País. Segundo a consultoria, o ritmo de plantio foi mais lento no Matopiba na última semana devido à redução das chuvas. “Mas os produtores não chegaram a ficar preocupados, já que os mapas de previsão mostram bons volumes de chuva para a região nas próximas duas semanas”, disse a consultoria. Até o dia 30, 65% da área de soja estava semeada no Maranhão, 62% no Tocantins, 60% no Piauí e 85% na Bahia.

O Sul do Brasil, por outro lado, tem previsão de tempo mais seco, especialmente no Rio Grande do Sul, onde 86% da área está plantada. “Isso ainda não chega a ser problema, já que o solo tem bom nível de umidade após as chuvas recentes”, destacou a AgRural. A consultoria ressaltou que, de agora em diante, é preciso monitorar o clima no Sul “já que a região costuma ser mais propensa a períodos de tempo quente e seco em dezembro e janeiro”.

A AgRural projetou a produção de soja na safra 2017/18 do Brasil em 110,2 milhões de toneladas, com base em uma área 2,2% maior e em linhas de tendência de produtividade. Nova estimativa de safra, agora com levantamentos de produtividade substituindo as linhas de tendência, será divulgada no dia 8 de dezembro.

 

 

Com informações da AgEstado

COMPARTILHAR:
Abrir bate-papo
Oi 👋 Conte conosco!