BLOG | Grãos/AgRural: falta de chuvas preocupa nas áreas de plantio da safrinha de milho – AgEstado

Grãos/AgRural: falta de chuvas preocupa nas áreas de plantio da safrinha de milho – AgEstado

19 de abril 2021 |

O plantio da segunda safra de milho, ou safrinha 2020/21, é motivo de preocupação por causa da falta de chuvas e altas temperaturas, especialmente em Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, onde o tempo está mais seco desde o fim de março. A avaliação é da consultoria AgRural, em levantamento semanal, divulgado hoje. “O Centro-Sul do Brasil teve mais uma semana com poucas chuvas e temperaturas elevadas e isso aumentou a preocupação com a safrinha de milho”, informa a AgRural.

Em Goiás e Minas Gerais, as pancadas de chuva registradas na primeira semana de abril não se repetiram na semana passada, acendendo o sinal amarelo nos dois Estados. Mato Grosso é o Estado onde tem chovido mais, mas as precipitações têm chegado de forma irregular e há pontos onde a falta de umidade também preocupa.

No fim de março, a AgRural reduziu sua estimativa de produção de milho na safrinha 2021 para 80,1 milhões de toneladas, em virtude de ajustes para baixo nas linhas de tendência de produtividade. Os números estão sendo revisados e uma nova projeção da AgRural será fechada ainda na segunda quinzena de abril.

Soja – A colheita da safra de soja 2020/21 atingiu 91% da área cultivada no Brasil até quinta-feira (15), em comparação com 85% uma semana antes e 92% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural.

“Com a colheita encerrada ou restrita aos últimos talhões na maioria dos Estados, os trabalhos agora se concentram no Rio Grande do Sul, que teve forte avanço na semana passada, para 67%, por causa do tempo seco”, diz a consultoria.

A AgRural estima a produção de soja do Brasil na safra 2020/21 em 133 milhões de toneladas. O número será revisado novamente no fim deste mês.

 

Com informações da AgEstado

Contato

R. Nilo Peçanha, 1384 | Bom Retiro | Curitiba - PR | CEP 80520-176

41 3338-7884
(Whatsapp) 41 99888-4695
(Skype) rejaneagrural
contato@agrural.com.br

Receba nossa Newsletter

Cadastre-se para receber novidades!





X