Uma boa rodada de chuvas em praticamente todo o Brasil garantiu mais uma semana de condições favoráveis ao desenvolvimento da safra 2024/25 de soja, cujo plantio está praticamente finalizado. No momento, existem apenas alguns pontos isolados de atenção.
No Paraná, parte das lavouras pode ganhar alguns dias extras de ciclo devido às chuvas e ao céu encoberto dos últimos dias e à previsão de mais volumes.
No outro extremo do país, algumas áreas localizadas enfrentam falta de umidade no Norte/Nordeste e pode haver replantio em pontos de solo mais arenoso.
A AgRural estima a produção de soja na safra 2024/25 do Brasil em 171,5 milhões de toneladas. O número será revisado na segunda quinzena de janeiro, com a colheita já em andamento.
Milho verão se desenvolve bem, mas pontos do RS devem colher menos
Com o plantio da primeira safra de milho da temporada 2024/25 encerrado no Centro-Sul do Brasil, as atenções se voltam para o desenvolvimento das lavouras e as perspectivas de produtividade nas áreas mais adiantadas.
As condições são boas na maioria das áreas produtoras, mas o Rio Grande do Sul já tem perdas consolidadas em alguns pontos do estado devido à irregularidade das chuvas em novembro.
A produção total de milho (primeira, segunda e terceira safras somadas) na temporada 2024/25 do Brasil é estimada pela AgRural em 121,3 milhões de toneladas.
*Este é o release de imprensa divulgado toda segunda-feira pela AgRural. Para mais detalhes sobre plantio e colheita no Brasil, acesse os Boletins AgRural.