A colheita da safra 2017/18 de soja atingiu 25% da área cultivada no Brasil na quinta-feira (22), informou a consultoria AgRural, em relatório semanal. O avanço em uma semana foi de oito pontos porcentuais, puxado por Mato Grosso, mas, segundo a consultoria, poderia ter sido maior, não fosse o ritmo ainda lento em outros Estados. Há um ano, 36% da safra estava colhida no Brasil. A média de cinco anos para o período é de 27%.

Conforme a consultoria, em Mato Grosso, a colheita saltou de 45% para 61% da área em uma semana, se aproximando dos 65% de igual período de 2017. “Apesar das chuvas diárias e de ainda haver lotes saindo com excesso de umidade das lavouras, os volumes de chuva registrados nesta semana foram menores e os casos de perdas, que já eram pontuais, diminuíram”, disse a AgRural.

Nos demais Estados produtores, porém, o ritmo mais forte esperado para a segunda quinzena de fevereiro ainda não se confirmou, segundo a consultoria. Em Goiás, a colheita subiu de 18% para 30% da área, mas segue longe do desempenho do ano passado, já que o plantio da atual safra ocorreu com atraso no Estado. No Paraná e em Mato Grosso do Sul, o atraso na semeadura e o alongamento do ciclo já vinham freando o avanço das colheitadeiras e, nesta semana, a chuva atrapalhou os trabalhos de campo. No Paraná, houve avanço de 5% para 11% na colheita. Em Mato Grosso do Sul, o porcentual de área colhida passou de 16% para 25%. “O atraso em relação à safra passada deve diminuir nos próximos dias, caso a previsão de tempo mais seco se confirme nos dois Estados”, apontou a AgRural.

No restante do País, a colheita alcançou 8% em Santa Catarina, 22% em São Paulo, 15% em Minas Gerais, 2% na Bahia, 3% no Tocantins, 4% no Pará e 55% em Rondônia, conforme a consultoria. No Matopiba, onde a colheita é pontual, os bons volumes de chuva de fevereiro reforçaram a expectativa de safra cheia. No Rio Grande do Sul, que ainda não começou a colher, chuvas ocorreram nesta semana em diversas áreas do Estado. “A safra gaúcha deve ser boa, apesar das perdas de produtividade no sul, onde faltou chuva ao longo do ciclo.” A AgRural estimou a produção brasileira de soja na safra 2017/18 em 116,2 milhões de toneladas.

Com informações da AgEstado

 

COMPARTILHAR:
Abrir bate-papo
Oi 👋 Conte conosco!