A colheita da safra de soja 2017/18 no Brasil alcançou 85 por cento da área, relatou nesta quinta-feira a AgRural, citando avanço de oito pontos percentuais em uma semana.

Os trabalhos estão aquém do registrado há um ano (87 por cento), mas superam a média de cinco anos, de 84 por cento. A colheita já foi finalizada em Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

“O destaque da semana foi o Rio Grande do Sul, onde a volta do tempo firme fez a colheita saltar 25 pontos em sete dias (para 50 por cento), reduzindo assim o atraso em relação ao ano passado e à média de cinco anos”, disse a AgRural, em relatório.

“No Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), o excesso de chuva tornou os trabalhos mais lentos, mas os produtores têm entrado em campo nos intervalos de tempo mais aberto. No Maranhão e no Piauí, há relatos de lotes pontuais saindo do campo com grãos avariados devido ao excesso de umidade.”

Em relação ao milho, o clima começa a preocupar, em especial no Paraná.

“Após receber boas chuvas em março, parte do Centro-Sul do Brasil vem tendo um começo de abril mais seco. No oeste do Paraná, cerca de 20 por cento das lavouras da segunda safra de milho estão pendoando e, depois de uma semana sem receber chuva, os produtores começam a ficar apreensivos”, disse a AgRural.

Em paralelo, a colheita do milho primeira safra subiu a 72 por cento da área, avanço de 12 pontos em uma semana, mas ainda está atrás dos 78 por cento do ano passado e dos 75 por cento da média de cinco anos.

Com informações da Reuters

COMPARTILHAR:
Abrir bate-papo
Oi 👋 Conte conosco!